Páginas

18 de junho de 2010

Trabalhando com Raciocinio Lógico - ex. 01 A 03.

1- Como fazer para plantar 10 arvores em 05 retas,
com a arvores em cada reta?

Resposta:









2- Como fazer para colocar nove porcos em 4 cercados retangularres,
com numero impar de porcos em cada cercado?

Resposta:
A  resposta e simples basta você desenhar tres triangulos pequenos e em cada um colocar os seguintes valores:
1, 5, 3. Não precisa ser exatamente esses numeros eles estão sendo dados como exemplo, o importante e que em cada cercado acha um numero impar de porcos e que a soma dos três cercados dem nove.  Bem, agora você ira desenhar em volta dos 3 cercados um outro maior como na figura, e pronto, você tem nove porcos em cada cercado com o numero inpar de porcos em cada cercado. Ou seja cada um dos três pquenos cercados tem um numero impar de porcos como o cercado maior está emvolvendo os outros três isso faz com que ele tambem possua um numero impar de porcos.

3- De 90 tira 10 fica cem. Mas como?

Resposta:
Bom o homem não criou o sistema numerico algebrico de primaira ele teva varias etapas uma delas foi o sistema de numeração romano e é com ele que vamos trabalhar para resolver essa questão.


No sistema de numeração romano, o numero 90 Algebrico e representado da seguinte forma XC, sendo que X vale 10, e o C vale 100. O resto é historia, XC quer dizer que 10(X) menos(-) 100(C) é igual(=) a 90(XC) sendo assim se retirarmos a letra X, que vale 10, vai sobrar só C que equivale a 100.

Assim:
XC=90 / " "C=100 ou C=100 (retirando a letra X sobra a letra C que e a mesma coisa que 100 na numeração romana.

0 comentários:

Postar um comentário