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17 de dezembro de 2009

Atitudes Verdes -O papel da escola diante da sustentabilidade.


Não basta plantar, temos que preservar!
Setembro é o mês da primavera, época do ano em que plantas e animais se reproduzem com maior intensidade.
Trabalhar com o tema pode garantir sucesso nas atividades bem como na formação integral dos alunos, pois a biodiversidade tem sido muito discutida, visando garantir atitudes de sustentabilidade.
A sustentabilidade é tida como a forma pela qual os homens utilizam os recursos da natureza, promovendo a garantia de que esses recursos não serão destruídos, mas garantidos para as gerações futuras. É o trabalho ecologicamente correto.
Nas salas de educação infantil ou mesmo do ensino fundamental, a escola pode desenvolver um projeto de jardinagem e hortaliças, voltado especificamente para trabalhar as necessidades de preservação ambiental.
Ao desenvolver esse trabalho, os alunos liberam as energias negativas, deixam o estresse do dia a dia de lado, e utilizam três dos órgãos dos sentidos: o tato, ao mexer com a terra; o olfato, através do cheiro da mesma; e a visão, observando o próprio desempenho durante as atividades.
A área da matemática também é explorada, pois podem pensar e discutir as dimensões dos canteiros, o tamanho que as plantas irão atingir, trabalhando conceitos de medidas.
Na área da linguagem, se as crianças não escrevem, poderão relatar as atividades, descrevendo-as e dando suas opiniões próprias; se escrevem, poderão desenvolver textos descritivos, relatórios ou listagens, conforme determinados pelo professor ou combinados com o grupo.
A disciplina de ciências fica por conta das observações dos fenômenos acontecidos durante o processo. A adubação da terra, o processo de regar as sementes e plantas, os primeiros brotinhos que aparecem, o crescimento da planta, necessidades básicas das plantas, fotossíntese, etc., de acordo com o nível de cada turma.
Hoje em dia muito tem se falado de sustentabilidade. Esse conceito deve ser explorado na escola, visando garantir a qualidade do planeta no futuro, pois as gerações que estão na escola, hoje, serão os profissionais de amanhã.
Recentemente pesquisas feitas na área da pecuária comprovaram a importância de atitudes de preservação ambiental, para se garantir a qualidade da carne, além de pesquisas sobre maus tratos dos animais. Os temas têm sido discutidos em congressos e fóruns de debate, pois as produções brasileiras não estão sendo bem aceitas no comércio exterior, em razão do uso excessivo de hormônios, para o crescimento acelerado dos animais, além das formas de abate que maltrata os mesmos.
O mesmo acontece no campo dos alimentos. Os países da Europa já desenvolvem técnicas de produção sem uso de agrotóxicos, e se o Brasil não alavancar suas produções nesse sentido, nossos produtos não serão mais aceitos nesses mercados.
Além disso, é importante ressaltar nas aulas que o homem moderno precisa rever seus conceitos e atitudes, pois a natureza precisa de uma chance. Não podemos continuar vivendo com tamanha destruição da flora e da fauna, dos recursos hídricos, pois isso tem destruído nossas vidas aos poucos.
O melhor a fazer é valorizar as atitudes verdes e priorizá-las no processo educativo, a fim de preparar as gerações de hoje para um futuro de qualidade.
Dentre as principais atitudes verdes, podemos destacar: propor rodízios de carona aos colegas de escola e trabalho; não usar copos descartáveis; fazer compras com carrinhos de feira (aqueles do tempo da vovó) para não utilizar sacolas plásticas; trabalhar e estudar nas proximidades da sua casa, a fim de facilitar o trânsito; participar dos rodízios de trânsito propostos pelas prefeituras das cidades; evitar o desperdício de água e energia elétrica; coletar as fezes dos animais de estimação e descartá-las em sanitários; não poluir o ambiente com papéis de bala, chicletes, latas de alumínio, etc.; não comprar artigos de couro legítimo – hoje em dia existem couros sintéticos de excelente qualidade; buscar economizar recursos naturais em tudo o que se faz.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

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